sexta-feira, 1 de abril de 2011

Revistando as raízes I - Resposta I

Querido Filho,

Muito obrigada, por ter recebido a tua carta. Penso que é uma boa iniciativa, já que o meu celular anda com problemas de bateria, como pudeste testemunhar. Filho, em nenhum momento as tuas cartas constituirão incomodo. Sabes que essa foi sempre a nossa prática, escrever cartas e esperar meses e meses para a carta chegar e obter a resposta. Foi atravês de cartas que comecei a comunicar-me com o teu pai, muito antes de o conhecer pessoalmente. Naquela altura, para nós que vivemos no campo, a carta era o único meio de comunicação com os demais familiares e amigos que se encontravam distante. Eu sei que tu sabes muito bem disso que estou falando. Tu próprio ajudavas algumas famílias na povoação a ler, traduzir e escrever cartas para seus familiares, lembras-te?...

As culturas estão saudáveis. Nesta época a chuva está brincando no chão. Como viste, o amendoím e o milho tem suficiente para servir de semente e de algum excedente até a outra época. O homem da tracção animal veio lavrar àquela parte que te falei, agora estou nos preparativos de sacudir o campím para que logo consiga lançar o amendoím, milho e estacas de mandioqueira. O teu abacaxi está saudável, penso que foi um bom investimento, filho, parabéns. O teu irmão Xidumo mandou algum dinheirinho para reforçar o pagamento das pessoas que têm me ajudado na machamba. Estou muito orgulhosa por vocês, filhos! Continuem assim, que sempre terão sorte por toda a vida!

Quanto à questão daquele assunto do curandeiro, ele veio. Foi uma grande dores de cabeça para reunir as pessoas, porque muitas delas já tinham desanimado do projecto do poço. Mas com um pouco de esforço foi possível convence-las. Procurou-se consultar tintlholo numa senhora vizinha. Inicialmente simulou uma negação de ajuda, mas graças a um ancião...convenceu a ela a estender-nos a mão.
E a questão que foi encontrada foi da tua madrasta, que com outra senhora que vive na outra povoação...tiraram areia do poço. E com a sua magia foram fazer tratamento para bloqueiar o processo de saída de água. Isso tudo foi em pleno dia, filho. Que coragem! Os tintlholos acrescentaram ainda que a tua madrasta está com inveja de mim, porque todos vocês trabalham e tentam oferecer-me uma boa vida! Eu não entendo porque as pessoas têm tanto ódio assim! Aquele poço não só é para o meu benefício, como também o é para outros membros da nossa povoação, sobretudo a vizinhança.
Foi uma tarde de muita agitação. Com essa minha idade em que o corpo começa a recentir-se da velhice, com muitas coisas juntas só para a minha cabeça, morro de incertezas de poder ter oferecido melhor vida para os meus filhos. Mas em fim, a vida é sempre esse constante equacionador de hipóteses que só são respondidas quando a própria vontade de viver falar bem alto...

Filho, por hoje é tudo. Continuo na expectativa de receber mais cartas tuas, elas me consolam como se tu estivesses ao meu lado, lembrando-me aqueles anos da tua infância que andavas no meu colo, gritando, pulando...

Da tua mãe,
Cailora Fainda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe, sejas prudente!